*Coral Itinerante* *de Natal* *no Hospital Espanhol



 

_Pelo terceiro ano consecutivo, a Equipe de Musicoterapia do Hospital Espanhol realiza o seu Coral Itinerante de Natal. O grupo musical percorre as áreas internas do Hospital, cantando músicas natalinas para levar um pouco de leveza às enfermarias e UTIs, além das áreas administrativas, beneficiando pacientes e colaboradores._

 

Em períodos de internação hospitalar, em isolamento para tratamento da Covid, longe de suas famílias, os pacientes ficam com seus emocionais muito abalados. Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a saudade e a vontade de estar junto aos familiares só aumentam. Não deve ser nada fácil lidar com estas situações, e somente quem está passando ou já passou por isso, compreende de verdade, este vazio.

 

“O objetivo principal desta ação de humanização é proporcionar um pouco de conforto e acolhimento emocionais aos pacientes internados que estão longe de suas famílias, numa época como esta, quando tudo o que mais queremos é reunir os familiares e celebrar o nascimento de Jesus” - explica o musicoterapeuta Marcos Barbosa, responsável pelo trabalho musical do HE, desde maio de 2020. 

 

Além dos pacientes, as equipes de profissionais de saúde que atuam no HE, numa rotina puxada e desgastante de ainda lidar com altas taxas de ocupação hospitalar, também usufruem dos momentos musicais que proporcionam instantes de alegria, num ambiente de Covid ativa. Hoje, o HE dispõe de 240 leitos, 120 de UTI e 120 de Enfermaria, e a sua taxa de ocupação está em torno de 50%.

 

_A musicoterapia é referência no Hospital Espanhol_

 

A música sempre foi referência no Hospital Espanhol, como forma terapêutica de amenizar o lidar com a Covid, tanto para pacientes, quanto para os profissionais que lá trabalham. 

 

O Coral Itinerante também acontece no São João, período tradicional no Nordeste, principalmente, para as pessoas do interior do Estado. Como cerca de 40% dos pacientes que chegam ao HE vêm regulados de Unidades de Saúde de outras cidades baianas, a preocupação em oferecer um pouco de música junina, no mês de junho, já faz parte das ações humanizadas e musicais do HE. 

 

O paciente Aurélio Moreira Filho, 58 anos, morador do bairro de Brotas e trabalhador da construção civil, está internado no Hospital Espanhol, desde o último dia 13 de dezembro. Ele recebeu o Coral de Natal no seu leito, o 429 da Enfermaria 4C. Colocou na cabeça o gorrinho de Papai Noel que ganhou do grupo e, emocionado, com lágrimas nos olhos, fez questão de deixar uma mensagem importante para outros pacientes que estejam enfrentando uma internação hospitalar, neste período de Natal. “O importante é ter fé. E acreditar que vamos sair desta e vai ficar tudo bem. Para voltarmos para nossas casas e darmos o lugar para outras pessoas que precisam se tratar.” Um homem de fé, esperança, confiança e consciente, Seu Aurélio. Que está na torcida para ter alta e ir para casa, passar o Ano-Novo com a irmã, já que o filho mora no interior.

 

No leito 603 da Enfermaria 6C do HE, Andreína Souza, 40 anos, internada desde o dia 9 de dezembro, fez questão de compartilhar o momento da visita do Coral com sua mãe, D. Cláudia Costa, por videochamada. Foi emocionante para todos. E as lágrimas escorreram nos rostos. “Que fantástica esta ação de vocês. Os pacientes precisam mesmo deste calor humano, principalmente no Natal. Minha filha está chorosa, mas é a saudade. Ela está sendo muito bem tratada por vocês. Muito obrigada! E um Feliz Natal a todos!”

 

Subindo as escadas do Hospital Espanhol, cantando pelos corredores, o Coral chegou à Enfermaria 8C. No leito 802, Sr Manoelsecundino de Santana Filho, 59 anos, empresário, dono de um nome excêntrico que herdou do pai, e de excentricidade no comportamento ativo e comunicativo que envolve todos que chegam ao seu beira leito. Ele está internado desde o dia 21 de novembro passado. E após a primeira música do Coral, a primeira coisa que Seu Manuelsecundino pediu ao grupo foi para rezarem, juntos, um Pai Nosso. Assim foi feita a vossa vontade.

 

E com a boa vontade, o amor, o profissionalismo e a humanização dos heróis da saúde do Hospital Espanhol, sempre orquestrados com musicoterapia, estamos enfrentando o nosso terceiro Natal, na história da pandemia da Covid.

Feliz Natal e um 2023 transbordando de saúde!

Nenhum comentário: