Situada no coração de Ipanema, na Rua Barão de Jaguaripe, a Casa de Cultura Gérson Pinheiro ocupa um edifício preservado pelo Patrimônio, residência original e estúdio do pintor, arquiteto e professor Gérson Pinheiro (1910-1978). Idealizada por seu filho Luiz Otávio Damasceno Pinheiro e sua esposa, a arquiteta Dorys Daher, o local foi cuidadosamente revitalizado por Dorys e aberto ao público em agosto de 2023, reunindo cerca de 180 obras do acervo familiar.
O espaço ocupa um dos três andares do edifício, configurado como um mini museu que respira arte: aquarelas, óleos, desenhos e esculturas destacam naturezas mortas, retratos, temas sacros e históricos. Entre estes, chama atenção um retrato de Dom Pedro feito quando Gérson tinha apenas 12 anos - um curioso ponto de partida para entender sua trajetória.
Mais do que um museu particular, a casa atua como centro cultural, recebendo eventos variados como noites de coquetel, vernissages, palestras e pequenos concertos, organizados por entidades como a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio. O ambiente elegante e acolhedor, misturando arquitetura original e intervenções contemporâneas, convida à experiência cultural e afetiva.
Visitas são agendadas às segundas, quartas e sextas, via WhatsApp (21 97516-2725), e o espaço funciona mediante reserva prévia, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado. Para os interessados em aprofundar o olhar sobre a arte carioca do século XX e conhecer a história de um importante nome da cena acadêmica e artística, a Casa de Cultura Gérson Pinheiro em Ipanema é parada obrigatória.