PRA TUDO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA Grandes Criadores do Carnaval A editora Capivara lança o livro que analisa e celebra a arte de grandes carnavalescos dos desfiles do Rio de Janeiro, organizado pela curadora Luisa Duarte e pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães, com artigos de pesquisadores e jornalistas e um excepcional conjunto de fotografias da “maior festa do planeta” como define Guimarães
A editora Capivara lança o livro que analisa e celebra a arte de grandes carnavalescos dos desfiles do Rio de Janeiro, organizado pela curadora Luisa Duarte e pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães, com artigos de pesquisadores e jornalistas e um excepcional conjunto de fotografias da “maior festa do planeta” como define Guimarães Histórias do carnaval não faltam. Há vitórias embriagadoras, derrotas dolorosas, inovações geniais, celebridades, ciúmes, solidariedade. Tudo na intensidade e na alta voltagem de uma festa única no mundo, que mobiliza milhões de espectadores de milhares de profissionais – e que é efêmera, acaba em 70 minutos. Pura fascinação. A Capivara lança nesse início de 2025 o livro Pra tudo se acabar na quarta-feira – Grandes criadores do Carnaval, com artigos biográficos e analíticos sobre 16 dos mais conhecidos carnavalescos do Brasil, selecionados por uma comissão de especialistas, num olhar que abrange a relação dos criadores com o mundo das artes plásticas, em edição bilíngue (português/inglês). Com capítulos que celebram desde o “pai” Fernando Pamplona (1926-2013) à jovem dupla Gabriel Haddad & Leonardo Bora, o volume conta com mais de duas centenas de fotografias espetaculares, croquis dos carnavalescos, inclui uma cronologia e a apresentação do escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas, autoridade no assunto, além da participação de patrimônios da cultura no Brasil, a exemplo de Haroldo Costa. “Uma injeção de formas e cores atiçando nossas sinapses, um baticumbum ritmando nosso pulsar cardíaco. Ninguém sai o mesmo de uma experiência como essa”, diz, sobre o Carnaval, o organizador Miguel Pinto Guimarães em sua introdução.
São esses os carnavalescos e os autores: * Fernando Pamplona (por Leonardo Bruno) * Arlindo Rodrigues (Felipe Ferreira e Ricardo Lourenço) * Júlio Mattos (Eduardo Gonçalves) * Joãosinho Trinta (por Aydano André Motta) * Laíla (por Aydano André Motta) * Maria Augusta (por Flávia Oliveira) * Fernando Pinto (por Miguel Pinto Guimarães) * Rosa Magalhães (por Fábio Fabato e Helena Theodoro) * Max Lopes (por Marcelo Pires) * Renato Lage (por Daniela Name) * Alexandre Louzada (por João Gustavo Melo) * Oswaldo Jardim (por Bruno Chateaubriand) * Milton Cunha (por Bruno Chateaubriand) * Paulo Barros (por Marcelo de Mello) * Leandro Vieira (por Helena Theodoro) * Gabriel Haddad/Leonardo Bora (por Leonardo Bruno)