
O Rio de Janeiro vai sediar, de 3 a 5 de novembro de 2025, o Fórum de Líderes Locais da COP30, que terá início com a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 — o maior encontro global de cidades comprometidas com a ação climática. Realizada a cada três anos, a Cúpula de Prefeitos da C40 2025 vai reunir, no Rio, prefeitos de mais de 100 grandes cidades e lideranças climáticas globais, além de investidores, filantropos, organizações internacionais e representantes do setor privado e sociedade civil.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, ao lado do prefeito de Londres e co-presidente da C40, Sadiq Khan, durante a London Climate Action Week. A Cúpula vai marcar a abertura do Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio, organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela Presidência da COP30. O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, a partir do dia 10 de novembro.
"Sediar a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, às vésperas da COP30, é um enorme orgulho para o Rio e para o Brasil. As cidades estão na linha de frente dos impactos da crise climática, e também das soluções. Estamos desenvolvendo ações concretas que protegem as pessoas e melhoram a qualidade de vida dos nossos cidadãos, como melhorias no transporte público, criação de áreas verdes e protocolos contra desastres climáticos", afirmou Paes. O evento será fundamental para reforçar o protagonismo local e mostrar como, juntas, as cidades podem acelerar a agenda climática global, mobilizando recursos e construindo parcerias para garantir um futuro mais seguro, saudável e justo para todos.
A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 vai celebrar duas décadas de avanços das cidades da rede, criada em 2005. O encontro também vai apresentar as prioridades para os próximos 12 meses, com foco em manter o ritmo de ação necessário e garantir que as cidades disponham dos recursos para enfrentar os desafios à frente.
"A Cúpula no Rio será um momento decisivo para fortalecer a liderança das cidades no enfrentamento da crise climática. As cidades estão mostrando que é possível reduzir emissões, gerar empregos verdes e melhorar a vida das pessoas, mesmo diante do negacionismo e da inação. Vamos enviar uma mensagem clara: os prefeitos estão fazendo a diferença", destacou o prefeito de Londres e co-presidente da C40, Sadiq Khan, durante o anúncio.
Cúpula de Prefeitos da C40 vai abrir o Fórum de Líderes Locais, evento oficial da COP30
O evento da C40 abre o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio, anunciado também nesta terça-feira (24/06), pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Phillantropies. De 3 a 5 de novembro, a conferência vai destacar exemplos concretos de ação climática local, mobilizar novos recursos de financiamento e alinhar as iniciativas urbanas às metas globais — como triplicar a produção de energia renovável até 2030, melhorar a saúde pública e reduzir as emissões de gases poluentes.
O Fórum também busca contribuir para alcançar a meta de levantar US$ 1,3 trilhão por ano até 2035, com foco em apoiar países em desenvolvimento mais vulneráveis à crise climática.
"As cidades estão na linha de frente da crise, implementando soluções que não apenas cortam emissões, mas também protegem a saúde pública e fortalecem suas economias. Os eventos de novembro, no Rio, vão destacar esse progresso e garantir que as vozes das cidades sejam ouvidas na COP30", disse Michael R. Bloomberg, enviado especial do Secretário-geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, Presidente do Conselho de Diretores da C40 e co-fundador da Bloomberg Phillantropies.
O Fórum vai focar em reforçar o multilateralismo e a diplomacia entre diferentes níveis de governo, com o objetivo de acelerar a implementação do Acordo de Paris, promovendo a cooperação entre líderes nacionais e locais para cumprir as metas climáticas estabelecidas pela ONU.
Um dos focos principais será destravar o financiamento climático, permitindo que prefeitos e governadores ampliem a adaptação e a resiliência de suas comunidades.
"A liderança local é essencial para o sucesso da ação climática global. Enquanto nos preparamos para a COP30, no coração da Amazônia, nos inspiramos no espírito do mutirão, um esforço coletivo onde todas as vozes e todos os níveis de governo trabalham juntos por um objetivo comum", afirmou o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.
Programação do Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio foi divulgada em Londres
A programação do Fórum de Líderes Locais da COP30, de 3 a 5 de Novembro, no Rio, também foi divulgada nesta terça, e inclui:
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40: Comemorando os 20 anos da criação da rede, o evento será conduzido por Sadiq Khan e sediado por Eduardo Paes. Reunirá prefeitos globais, incluindo a FNP e o Global Covenant of Mayors, com debates sobre energia, mobilidade, infraestrutura, descarbonização de edifícios, soluções baseadas na natureza e inovação urbana brasileira.
Cúpula Global de Estados e Regiões, organizada pela Under2 Coalition: reunirá governadores e líderes regionais para apresentar ações climáticas em energia renovável, transporte, indústria e uso da terra.
Cerimônia de Premiação dos Líderes Locais, organizado pela C40 e a Cidade do Rio: o evento vai premiar dois governos subnacionais - um brasileiro e um internacional - por projetos climáticos, em tópicos como transição energética justa, adaptação, saúde e parcerias multiníveis.
Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP: Em parceria com o World Resources Institute, a C40 e Global Covenant of Mayors, o encontro vai reforçar a colaboração multinível e apresentará os compromissos da CHAMP - sigla para "Coalizão para Parcerias Multinível de Alta Ambição para Ação Climática", - uma iniciativa para promover a cooperação entre governos nacionais e subnacionais no combate às mudanças climática via parcerias.
America Is All In Exchange: Em parceria com a U.S. Climate Alliance, Climate Mayors e outros, a conferência tem como foco destacar a liderança climática local das cidades dos EUA e seus avanços.
Após o encerramento do Fórum no Rio, dia 5/11, uma delegação de líderes locais seguirá para Belém para levar os resultados das discussões realizadas no Rio à COP30. Um conselho da LGMA - Governos Locais e Autoridades Municipais -, criada na Rio-92, vai representar cidades e regiões no encontro de líderes nacionais na COP30, com o objetivo de apresentar uma visão conjunta dos governos subnacionais, reforçando a proposta de uma COP30 integrada, do local ao global.